Curiosidades

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Curiosidades

Mensagem por SAMUCA em Qua 27 Fev 2008 - 18:56

CURIOSIDADES


CURIOSIDADES DO MAIS QUERIDO DO BRASIL


Data de Fundação: O Clube de Regatas Flamengo foi fundado no dia 17 de Novembro de 1895 (porém comemora no dia 15, data da Proclamação da República e feriado nacional), na casa nº 22 da Praia do Flamengo (porém a idéia surgiu no Café Lamas, no Largo do Machado), com o nome "GRUPO DE REGATAS DO FLAMENGO", que mudaria para Clube de Regatas Flamengo em 1902, por sugestão de Mario Pederneiras.

As primeiras cores: Azul(da Baía da Guanabara) e o Ouro(das riquezas brasileiras), que em 1896 são trocadas para o Vermelho e Preto atuais, devido ao Azul e Ouro desbotarem com muita facilidade por causa da salinidade das águas da Baía da Guanabara e do sol, além da dificuldade na importação do tecido da França e da Inglaterra.

Os Fundadores:

- José Agostinho Pereira da Cunha;
- Mario Espinola;
- Augusto da Silveira Lopes;
- Nestor de Barros.

Além de: José Félix Cunha Meneses, Felisberto Laport, Napoleão Coelho de Oliveira, Francisco Lucci Collas, José Maria Leitão da Cunha, Carlos e Eduardo Sardinha, Mauricio Rodrigues Pereira, Desiderio Guimarães, George Lenzinger, Emido José Barbosa e Domingos Marques de Azevedo (Guarda Marinha que foi escolhido como o 1º presidente do clube). Todos os nomes citados assinaram a ata de fundação do clube em 1895.

Os uniformes:

- Papagaio Vintém (Preta e Vermelha quadriculada) : Primeiro uniforme do futebol usado em 1912 e 1913, além de amistosos no ano de 1995, ano do centenário. Esta camisa foi criada para diferenciar do uniforme do remo a pedido dos atletas do remo.

- Cobra Coral (Preta, Vermelha com frisos brancos entre as listras): 1914 a 1916, trocadas devido a semelhança com as cores da Alemanha que era inimiga mundial, durante a primeira guerra mundial.

- Vermelha e Preta (horizontalmente) : A partir de 1916 (no jogo Flamengo 3x1 São Bento em 04/06/1916, usada até hoje com algumas variações na espessura das listras e com o escudo do clube sendo colocado em 1999 no lugar das letras CRF (abreviatura de Clube de Regatas Flamengo). Em 29/09/2004 no jogo Flamengo 0x0 Corinthians (SP) pelo Campeonato Brasileiro a camisa vermelha e preta, volta a ter estampado as inicias C.R.F no lugar do escudo, porem sem as 4 estrelas brancas referentes aos 4 tris e seu lugar fica apenas a estrela dourada em referencia a conquista do mundial interclubes.

- 2º Uniforme (camisa branca com uma faixa horizontal rubro negra no centro, com o escudo do clube) : Criado em 1937 para ser utilizada basicamente em jogos noturnos ou para diferenciar de outros adversarios que fossem rubro-negros também. Mudando em 1981 para ombros e manga vermelho e preto e o restante branco. Durou até o segundo semestre de 1992, voltando para a faixa horizontal rubro negra no centro, com o escudo no centro .

Outros Uniformes: Na década de 90 foram criados mais 3 uniformes, com a seguintes descrições.

- Camisa toda vermelha com frisos pretos nos ombros e nas laterais: camisa criada no ano de 2000 como terceiro uniforme e utilizada no torneio Rio-São Paulo do mesmo ano, que porém não trouxe muita sorte, pois o clube sofreu 4 derrotas em 4 jogos. Foi usada também no último jogo do segundo turno do campeonato carioca de 2000 contra o Vasco, com o resultado de 0x0 e definitivamente aposentada.

- Camisa toda preta com frisos vermelhos nos ombros e nas laterais : Camisa criada em 1999 como a primeira tentativa de um terceiro uniforme e usada apenas no jogo contra o Gremio (RS) no dia 21/07/1999 e logo aposentada.

- Camisa com listras nas cores azul, ouro, vermelha e preta horizontalmente em degradeé : Criada em 1995 para homenagear o centenário do clube, porém esta camisa não foi utilizada em nenhum jogo, devido a reprovação do Conselho Deliberativo.

Os Mascotes:

O Popeye: Criado nos anos 40 pelo cartunista argentino Mollas, que representava a força e a valentia com que o clube revertia situações quase que impossíveis.

O Urubu: Em 1969, o urubu surge como símbolo oficialmente. A ave aparece em campo com uma bandeira do clube no pescoço pouco antes do início de Flamengo x Botafogo, onde o Flamengo vence, quebrando um tabu. O mascote foi estilizado pelo cartunista Henfil, do Jornal do Sports. A troca foi realizada principalmente pelo Popeye ser um herói americano, porém nunca deixou de ser lembrado.

História de como surgiu o título "O mais querido do Brasil":

Foi em 1927 que o Flamengo ganhou outra importante disputa com o Vasco. Tudo aconteceu quando o Jornal do Brasil lançou um concurso para escolher "O Clube mais querido do Brasil". O vencedor levaria a "Taça Salutaris", troféu de cerca de um metro e meio, banhado em prata, oferecido por uma engarrafadora de água mineral do mesmo nome.
O procedimento do torcedor era levar o rótulo do produto preenchido com o nome do seu time na sede do Jornal do Brasil. Ao final quem tivesse mais votos, Flamengo ou Vasco, ganhava o concurso. Simpatizantes dos dois clubes mobilizaram-se para a batalha. Os portugueses encheram sacolas e mais sacolas de rótulos. Por serem comerciantes tinham maior poder aquisitivo é claro.
Mas os Rubro-Negros não se deram por vencidos e brilhantemente reverteram o golpe português, que saiu pela culatra. No dia da apuração, disfarçados (com escudinhos do vasco na lapela e sotaque lusiatno) receberam os cupons dos "patrícios" e depejaram tudo fora. No começo, nas latrinas do predio do jornal e mais tarde , no poço do elevador.
Saiu o resultado e a "Salutaris" é levada em triunfo para a Praia do Flamengo, onde se segue um longo e debochado carnaval. Os vascaínos protestam , fazem questão de divulgar o episodio, achando que com isso iriam estragar a reputação Rubro-Negra. Mas outra vez o tiro sai pela culatra. O cartaz do Flamengo só faz aumentar. Afinal, a imaginação, inteligência, criatividade e a audácia de seus torcedores superaram o poderio economico e as armações vascaínas. Armações que vemos até hoje e que na maioria das vezes destruímos dentro e fora de campo. O vasco que enxugue as lágrimas sempre.

O maior artilheiro: Zico (Arthur Antunes Coimbra - data nascimento: 03/03/1953 - Quintino - RJ) 508 gols em 727 jogos.

O jogador que mais vezes jogou: Júnior (Leovegildo Lins Gama Júnior - data nascimento: 29/06/1954 - João Pessoa - PB) 857 jogos e 73 gols.

As maiores goleadas já aplicadas:

C.R. Flamengo 16 x 2 Mangueira (RJ) Campeonato Estadual - 03/05/1912
C.R. Flamengo 16 x 2 River (RJ) Campeonato Estadual (AMEA) - 14/05/1933

As maiores goleadas já sofridas:

C.R. Flamengo 2 x 9 Botafogo (RJ) Campeonato Estadual - 29/05/1927
C.R. Flamengo 2 x 9 Motherwell (Escócia) Amistoso - 26/04/1960

O Maior artilheiro em um jogo: Durval - 7 gols

C.R. Flamengo 13 x 1 Campos (Campos - RJ)
Amistoso
30/04/1950 - Estadio: ? - Campos dos Goytacazes - RJ
Time: Garcia, Newton, Job, Biguá, Bria, Valter, Aloísio, Arlindo, Durval, Beto e Esquerdinha.
Gols: Durval(7), Esquerdinha(2), Arlindo(2) e Aloísio(2).

O autor do primeiro gol da história do clube e a ficha técnica da primeira partida:

* 1ª Partida: C.R. Flamengo 16 x 2 Mangueira (RJ)
Campeonato Carioca - 1º Turno
03/05/1912 - Estádio: Campos Sales - Rio de Janeiro
Time: Baena, Píndaro, Nery, Curiol, Gilberto, Galo, Baiano, Arnaldo, Amarante, Gustavo e Borgerth.
Gols: Gustavo*(5), Arnaldo(4), Amarante(4)Alberto Borgeth(2),Galo.
* Autor do 1º Gol da História: Gustavo (Gustavo Adolpho de Carvalho - Nascimento: 19/02/1894 - local : Sorocaba - SP)

As "casas" (estádios) do Flamengo:

1º Estádio : Rua Paysandu
- A estreia : C.R. Flamengo 3 x 1 São Bento (SP)
Amistoso
04/06/1916 - Estádio: Rua Paysandu - Rio de Janeiro
Time: Cazuza, Antonico, Nery, Curiol, Sidney Pullen, Galo, Arnaldo, Gumercindo, Reid, Borgerth e Riemer.
Gols: Sidney Pullen, Gumercindo e Riemer.
Obs: Oficialmente este é o jogo de inauguração, porém o Flamengo já havia realizado um jogo contra o Fluminense em 13/05/1916.

2º Estádio : Gávea
- A estréia : C.R. Flamengo 0 x 2 Vasco da Gama (RJ)
Campeonato Carioca - 1º Turno
04/09/1938 - Estádio: Gávea - Rio de Janeiro
Time: Valter, Domingos, Marin, Médio, Fausto, Natal, Sá, Valido, Leônidas, Valdemar e Jarbas.
Obs: Niginho do vasco marcou o primeiro gol do estadio.

3º Estádio: Maracanã
- A estréia: C.R. Flamengo 3 x 1 Bangu (RJ)
Amistoso
23/07/1950 - Estádio: Maracanã - Rio de Janeiro
Time: Claudio(Antoninho), Juvenal, Bigode, Biguá, Bria, Valter, Aloísio, Arlindo, Hélio, Lero e Esquerdinha.
Gols: Aloísio(2) e Lero.

O recorde de invencibilidade:

52 jogos (Período/jogo: 21/10/1978 - 2x1 América-RJ a 27/05/1979 - 2x1 Campo Grande-RJ)

Os Hinos: O Oficial e o Popular

O popular (Gravado por Lamartine Babo em 1945)

Uma Vez Flamengo
Sempre Flamengo
Flamengo sempre eu hei de ser
È o emu maior prazer, vê-lo brilhar
Seja na terra, seja no mar
Vencer, vencer, vencer

Uma vez Flamengo,
Flamengo até morrer

Na regata ele me mata,
me maltrata,
me arrebata de emoção no coração

Consagrado no gramado
Sempre amado
Mais cotado nos Fla-Flus
È o ai Jesus

Eu teria um degosto profundo
Se faltasse
O Flamengo no mundo

Ele vibra, ele é fibra, muita libra,
já pesou
Flamengo até morrer, eu sou.

O oficial (Escrito por Paulo Magalhães em 1920)

Flamengo, Flamengo,
Tua gloria é lutar,
Flamengo, Flamengo,
Campeão de terra e Mar (bis)

Saudemos todos,
Com muito ardor,
o pavilhão do nosso amor,
Preto e encarnado,
Idolatrado,
Dois mil campeões,
Do vencedor.

Flamengo, Flamengo,
Tua gloria é lutar,
Flamengo, Flamengo,
Campeão de terra e Mar

Lutemos sempre com valor infindo
Ardentemente com denodo e fé
Que o futuro ainda será
Mais lindo,
Que o teu presente,
Que tão lindo é,

Flamengo, Flamengo,
Tua gloria é lutar,
Flamengo, Flamengo,
Campeão de terra e Mar.

Eleição da FIFA:

Em 11 de dezembro de 2000, em Roma, a FIFA anunciou o nome dos maiores clubes do Século XX. Terminado o século e o milênio, o Flamengo é uma das três únicas equipes brasileiras a figurar no mais seleto rol do futebol mundial. O Santos é o 5º colocado, o Flamengo é o 9º e o Botafogo o 13º.

A classificação oficial anunciada pela FIFA é a seguinte:

1º) Real Madrid (Espanha )
2º) Manchester United (Inglaterra)
3º) Barcelona (Espanha)
4º) Bayern Munique (Alemanha)
5º) Santos (Brasil)
6º) Ajax (Holanda)
7º) Juventus (Itália)
8º) Peñarol (Uruguai)
9º) FLAMENGO (Brasil)
10º) River Plate (Argentina)
11º) Milan (Itália)
12º) Liverpool (Inglaterra)
13º) Botafogo (Brasil)
14º) Benfica (Portugal)
15º) Independiente (Argentina)
16º) Internazionale (Itália)
17º) Arsenal (Inglaterra)

A parceria com a PETROBRAS (patrocinio): O Clube de Regatas Flamengo foi o primeiro clube no Brasil e estampar em suas camisas o nomemarca de uma empresa patrocinadora, que foi a LUBRAX da BR Distribuidora que é subsidiária da Empresa Estatal PETROBRAS, em jogos no Brasil. A estréia ocorreu no jogo C.R.Flamengo 3x0 America (RJ) em 08/04, pelo Campeonato Brasileiro de 1984.
Obs: O primeiro clube do Brasil a usar publicidade em uniforme foi o Internacional (RS) em 16.02.82 no jogo Inter X Peñarol em Montevideo no estádio Centenário pelo Torneio de Mar del Plata. Como era proibido no Brasil a publicidade nas camisetas o INTER utilizou no exterior. O patrocínio era da PepsiCola. O jogo foi 1 X 1 e o INTER perdeu nos pênaltis por 3 X 1 e não fez a final contra o Vasco que venceu ao Defensor (URU). (informação do site : www.colecionadorcolorado.com.br - Ricardo Bestetti).

As curiosidades sobre a maior torcida do mundo:

Recordista absoluto de torcedores entre os clubes no mundo, o Flamengo apresenta algumas curiosidades em relação a sua torcida citadas agora.

Maior público "oficial" do maior estádio do mundo - o Maracanã - nos jogos entre clubes:

No jogo Flamengo x Fluminense em 15/12/1963 com 177.020 pagantes, só perdendo para o jogo da Seleção Brasileira em 31/08/1969 contra o Paraguai com 183.341 pagantes. Reza a lenda que no jogo Brasil x Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950 o "Maraca" estava com mais de 200 mil pessoas, porém não é oficial.

A Primeira torcida organizada e a história das outras torcidas:

É do Flamengo a honra de ser o primeiro clube do Brasil a ter uma torcida organizada - "A Charanga Rubro Negra" criada por Jayme de Carvalho (Nascido em Salvador, Bahia, no dia 9/11/1911), onde ele reuniu um grupo de pessoas com alguns instrumentos no jogo Flamengo x Fluminense em 11/06/1942 e tocava animadamente, porém "um pouco" desafinado. Sendo assim, o locutor - Rubro Negro, fanático e também muito crítico - Ary Barroso, comenta "isso não é uma torcida é uma charanga..." e assim o apelido pegou, nascendo assim a PRIMEIRA torcida organizada do Brasil. Após o nascimento da Charanga do Jayme outras torcidas no Flamengo e nos outros clubes surgiram. No Flamengo vale citar :

- Torcida Jovem : Criada em 1963, por dissidentes da Charanga.
- Raça Rubro Negra: Criada em 1977.
- Flamante.
- Flaponte.
- Dragões.
- Falange Rubro Negra.
- Fla 12.
- Nação Rubro Negra.


Fonte: http://www.clerioborges.com.br/fla.html
avatar
SAMUCA
Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 5577
Idade : 35
Localização : Sergipe
Emprego/lazer : Proletário
Humor : De bem com a vida
Reputação : 12
Data de inscrição : 12/02/2008

http://rubronegro.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Curiosidades

Mensagem por SAMUCA em Sex 7 Mar 2008 - 11:14

by barker

_______________________________________________
"Eu preciso de um cavalo: montar bêbado não é crime e não tem multa e ainda o cavalo aprende o caminho de casa"
avatar
SAMUCA
Administrador

Masculino
Número de Mensagens : 5577
Idade : 35
Localização : Sergipe
Emprego/lazer : Proletário
Humor : De bem com a vida
Reputação : 12
Data de inscrição : 12/02/2008

http://rubronegro.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum